O que a fábrica inteligente precisa hoje: Ecossistemas consistentemente conectados em rede
Rittal, EPLAN e GEC na Hannover Messe 2022
Os objetivos da transformação industrial são claros: é tudo uma questão de mais transparência, velocidade e sustentabilidade na fabricação e operação. A digitalização e a rede dos ecossistemas industriais e de TI são aqui um pré-requisito: para engenharia de máquinas e instalações, automação e soluções de IIoT, infraestruturas de TI e serviços inteligentes. Na Hannover Messe 2022, Rittal, EPLAN e German Edge Cloud – pela primeira vez juntos em um estande conjunto – mostrarão como eles integram esses diferentes mundos e apoiam as empresas no caminho para uma fábrica inteligente. Um foco particular é colocado em soluções para a operação eficiente, segura e sustentável de sistemas de máquinas e processos de fabricação.
Herborn, 22 de abril de 2022 – A fábrica inteligente, com seus aplicativos de IA, tempo real, 5G e Indústria 4.0, ainda é um sonho futuro para muitas empresas. A experiência prática na indústria manufatureira indica que mesmo após quase dez anos de “Indústria 4.0”, ainda há muito potencial para digitalização. Na verdade, para muitas empresas de manufatura, é só agora – depois de passarem algum tempo aprendendo – que as coisas estão indo, mas mesmo dando os primeiros passos nessa direção, elas podem obter benefícios.

Markus Asch, CEO da Rittal International
“Se as empresas desejam fabricar seus produtos de forma sustentável, econômica e com velocidade e flexibilidade máximas, elas precisam implementar uma produção digitalmente integrada e uma rede consistente de seus processos e ecossistemas”, diz Markus Asch, CEO da Rittal International. “O Grupo Friedhelm Loh combina a experiência industrial e o know-how tecnológico da Rittal, EPLAN e German Edge Cloud para superar as fronteiras frequentemente percebidas entre os mundos da engenharia de máquinas e plantas, automação, IIoT e TI, e para liberar mais potencial para os clientes ao aproximando ainda mais esses mundos.”
As apresentações conjuntas colocam um foco particular em soluções para a operação eficiente, segura e sustentável de sistemas mecânicos.
Fluxos de trabalho digitais: da engenharia à manutenção
A Plataforma EPLAN, como um sistema de engenharia construído em torno de dados padronizados, interfaces e serviços de nuvem complementares, realiza um fluxo de trabalho integrado e transparente ao longo de toda a cadeia de valor – desde a engenharia, passando pela fabricação e comissionamento, até a operação da planta. A provedora de soluções EPLAN está apresentando a atual Plataforma EPLAN 2022 com suas funções de gerenciamento de dados orientadas a objetos, o novo “Centro de Inserção” e soluções em nuvem inteligentemente integradas. A Hanover é, ao mesmo tempo, uma oportunidade para os visitantes interessados terem um primeiro vislumbre da próxima plataforma EPLAN 2023, que simplificará bastante o manuseio de macros de diagrama de circuito em relação às normas e padrões internacionais. Um novo motor gráfico e um sistema central de gerenciamento de dispositivos são outras inovações que aguardam o público profissional. Novidades como o processo de solicitação do EPLAN Data Portal, através do qual as empresas podem solicitar dados padronizados para dispositivos individuais por meio de um sistema de crédito, também estão na agenda.
A vitrine de um transportador de rolos demonstra como as empresas podem se beneficiar de um banco de dados de engenharia totalmente digitalizado – também em caso de quebra de máquina, onde a origem de um problema deve ser encontrada o mais rápido possível. Nesses cenários, as soluções em nuvem da EPLAN são apoiadas com tecnologias da Internet das Coisas Industrial (IIoT) e do campo de realidade aumentada (AR).
Painéis na nuvem
Para garantir que os dados relevantes de construção e fabricação de painéis estejam sempre atualizados, a Rittal desenvolveu o novo plano de bolso para fiação digital “Rittal ePocket”. Um código QR no armário permite o acesso à documentação completa do equipamento e do sistema, incluindo o gêmeo digital no EPLAN Cloud, sempre atualizado durante toda a vida útil. A equipe de serviço e manutenção pode acessar diretamente os planos de fiação atualizados diretamente no sistema com um smartphone ou tablet. Isso garante uma solução rápida de problemas em caso de reparos e manutenção.
Sistemas e serviços de refrigeração para mais sustentabilidade
A operação sustentável e com eficiência energética dos sistemas de controle e do painel é outra questão fundamental. Portanto, a Rittal apresentará suas novas unidades de resfriamento Blue e+ S, cujas instalações de teste iniciais mostraram até 70% mais economia de energia em comparação com soluções anteriores devido ao resfriamento híbrido eficiente com um tubo de calor passivo. Um novo refrigerante reduz ainda mais o Potencial de Aquecimento Global. Também estão incorporadas tecnologias para habilitar a rede com ofertas de serviços. O Rittal Smart Service permite a visualização das características de funcionamento das unidades de refrigeração. O Rittal Smart Service permite a visualização das características de funcionamento das unidades de refrigeração. Os dados são comunicados em tempo real para facilitar o planejamento da manutenção necessária e garantir que erros críticos sejam detectados o mais cedo possível. O processamento automatizado dos dados da unidade de resfriamento estabelece as bases para a rápida retificação de erros – e, assim, maximiza a disponibilidade da máquina.
Transparência total na produção
As soluções voltadas especificamente para a operação da máquina não estão sozinhas no centro das atenções. A German Edge Cloud destaca que mesmo os primeiros passos em direção à transformação digital oferecem oportunidades significativas para a otimização das estruturas fabris existentes. Tomando o exemplo da nova fábrica da Rittal em Haiger, o especialista em IIoT mostrará como os dados podem ser usados em um ambiente de produção inteligente projetado de acordo com os princípios da Indústria 4.0. Mais de 250 máquinas de alta tecnologia e componentes de plantas estão interligados entre si, enquanto o sistema de produção digital, Oncite, aumenta a transparência e expande as possibilidades de controle de plantas e sistemas com base em análises de dados. Tudo isso ajuda os gerentes de produção a reconhecer os gargalos, problemas e distúrbios em desenvolvimento em tempo hábil e a intervir imediatamente.
O RiMatrix Next Generation da Rittal oferece uma solução de infraestrutura modular à prova de futuro para data centers de todos os tamanhos e requisitos como a espinha dorsal de todos os aplicativos de TI. Um sistema modular de ponta a ponta que abrange rack, energia, refrigeração, segurança e monitoramento pode ser usado para criar soluções personalizadas para todos os cenários de TI com facilidade e rapidez. Tudo, desde data centers de rack, borda de rack, corporativos e de colocation até data centers de hiperescala podem ser configurados. Uma vitrine para planejamento e construção de data centers 3D apresenta as mais recentes soluções do Rittal Competence Center. Um destaque em particular é a solução de OT tudo-em-um de um contêiner de data center da Rittal com unidades inovadoras de refrigeração externa Blue e+, que permite a expansão externa de uma infraestrutura de TI existente com base na economia de recursos, economia e refrigeração com eficiência energética tecnologia.
Para simplificar e acelerar a seleção e aquisição de soluções de sistemas em tecnologia de painéis, a Rittal está oferecendo processos e ferramentas de fornecimento digitalizado, como o novo Configurador RiPanel e a Loja Online. A chave para processos acelerados está no padronizado “Rittal – O Sistema”. plataforma, com painel, controle climático e tecnologia de distribuição de energia. As inovações incluem os painéis autônomos VX SE, painéis compactos AX feitos de plástico, chillers VX25 TopTherm e o sistema VX25 Ri4Power para proteção contra arcos acidentais (classes A e B). Além disso, a Rittal apresenta as mais recentes soluções para a implementação de sistemas de armazenamento de energia e infraestrutura de carregamento.
© Rittal GmbH & Co. KG